sexta-feira, 11 de março de 2011

Malandro é malandro, Monet é Monet

Nympheas de Monet - Museu L´Orangerie
 
Vincennes, L´Orangerie, Arts et Metiers, Pantheon e de volta ao Louvre. Essa foi a programação de hoje. Pode parecer muito, mas fizemos tudo com calma, sem correria e ainda chegamos em casa relativamente cedo.

Vincennes
Hoje foi o dia no qual saímos mais tarde de casa. Para alegria de todos e felicidade geral da nação, a padaria que eu citei há alguns dias estava aberta. Ontem e anteontem ela não abriu, e hoje a portuguesa que trabalha lá nos disse que ela fica aberta aos sábados e domingos, mas fecha às quartas e quintas. Beleza, compramos saduíches e pegamos o metrô para o Castelo de Vincennes, que fica aqui perto.







Sainte Chapelle de Vincennes
Chegando lá, vimos que o castelo era enorme, para variar. Havia uma visita guiada, mas apenas em francês. Até tentamos acompanha-la, mas eu desisti. É muito ruim não entender o que os outros falam, sensação de analfabetismo total. Continuamos o passeio pelas diversas partes do castelo, incluindo uma capela chamada Saint Chapelle de Vincennes, anterior a Sainte Chapelle de Paris e onde as relíquias religiosas da coroa Francesa ficavam guardadas antes da construção da capela da capital.










L´Orangerie
De lá, fomos para o Museu L´Orangerie, onde algumas das Nenufáres de Monet estão expostas de uma forma esplêndida, em salas circulares. O efeito é sensacional. Antes demos uma parada na Bastilha para tirar fotos do monumento e da nova Ópera da cidade.









Arts et Metie
Seguimos para um museu que a Carol queria muito ir, o Arts et Metiers. É um museu dedicado a ciência, e inclui uma reprodução do laboratório de Lavousier e galerias dedicadas à Mecânica, Comunicaçãoes, Transportes. Anexo a ele fica uma capela, por onde a exposição também continua.









Senado - Jardim de Luxemburgo
Então, pegamos o metrô rumo ao Jardim de Luxemburgo, pois como ontem não tinha dado tempo de entrar no Pantheon, tentaríamos mais uma vez hoje. Chegamos cedo lá, por volta de 16:00, então entramos no parque, tiramos algumas fotos, almoçamos ali perto e fomos para o monumento. Apesar de ter sido construído como uma igreja, hoje em dia o prédio é um mausoléu para franceses eminentes, e pessoas como Alexandre Dumas e Victor Hugo estão sepultadas lá. O que a gente não sabia era que o túmulo dos Curie, Pierre e Marie, também é lá, o que emocionou a Carol mais uma vez. O tamanho e a imponência do prédio impressionam!


Pantheon - Mausoléu dos Curie
Aproveitamos que estávamos perto e passamos por uma das principais lojas de discos de Paris, a Joseph Gilbert. Na verdade, ela é uma megastore como a Saraiva ou a Fnac, mas as seções são em prédios diferentes, todos no mesmo quarteirão. A seção de cds é absurda. Tem praticamente tudo que você imaginar, principalmente em matéria de Hard Rock e Heavy Metal. Os preços dos lançamentos são altos, mas os discos mais antigos saem por 6 ou 7 euros. Tinha tanta coisa que eu queria que eu decidi nao levar nada. Fiquei uns 40 minutos na loja e não conseguia me decidir. Então, deixei para voltar lá mais pro fim da viagem, quando eu souber quanto dinheiro eu ainda vou ter.





Dança moderna no Louvre
Por fim, fomos para o Louvre para ver a galeria que não vimos na quarta, Richelieu. O pátio de esculturas é provavelmente o meu lugar favorito no museu, e a galeria de pinturas européias, incluindo a sala com os quadros de Rembrant, são espetaculares. Havia ainda uma apresentação de dança entre as esculturas que a Carol queria ver. Assistimos a um ato, mas o negócio era tão chato que decidimos ir embora. Afinal, já eram quase 20:00 e já estávamos cansados.



Para terminar, fiz o balanço do Paris Museum Pass para ver se tinha valido a pena. Vamos às contas:

Pantheon
Paris Museum Pass 4 Dias: 50 euros

Museu Rodin - 6 euros
Les Invalides - 9 euros
Arco do Triunfo - 9,50 euros
Louvre - 10 euros
Conciergerie - 7 euros
Notre Dame - 8 euros
Versailles + Trianon - 25 euros
Vincennes -7,50 euros
L´Orangerie - 7,50 euros
Arts et Metier - 6,50 euros
Pantheon - 7 euros

Total: 103 euros. Sem contar que fomos ao Louvre duas vezes. Ou seja, economizamos 53 euros pelo menos, sem contar a grande vantagem de não entrar em filas na maioria dos lugares. Vale muito a pena!

Amanha, pretendemos ir a Ópera Garnier, a Galeria Lafayette (onde a Carol vai surtar de novo) e a Monmartre, para visitar Sacre Couer e tirar uma fotos no Moulin Rouge. Au revoir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário