segunda-feira, 14 de março de 2011

No dia em que eu virei picolé

Viemos para a Escócia em sistema de mochilão. Para economizar resolvemos não pagar bagagem (que era o mesmo preço da passagem). Somente é permitido trazer 1 mala. Bem, eu pensei que era 1 mala mais a minha mochila. Nãããoooo! Recebemos 1 e-mail dizendo que TUDO tinha que estar dentro da mala de mão. Isso inclui carteira, laptop, casaco e tudo mais que vc possa imaginar. Ficamos preocupados, pois se para a Carol ir para um lugar de praia é difícil carregar apenas uma mala, imagina ir para um lugar onde a temperatura provavelmente seria inferior a zero. Bem, eu resolvi levar só uma mochila e a Carol uma mala pequena. Mas foi um estresse só.

Saímos do apartamento ainda estava amanhecendo rumo à Edimburgo. O aeroporto(Beauvais) era a quase 2 horas de onde nós estávamos, mas chegamos super bem . O aeroporto tem um ônibus em uma estação do metro, então era só estar lá 3 horas antes do vôo que não teria erro. O ônibus tem até o número do vôo e a cidade destino, então não tem como errar mesmo. Só é longe mesmo.

Chegamos no aeroporto e aí começou o estresse. Havia um gabarito para ver se a mala podia ir como bagagem de mão, e a da Carol era grande demais. A mala até cabia, mas estava tão estufada que não passava pelo gabarito. Então, colocamos algumas coisas na minha mochila, ela vestiu 3 casacos um sobre o outro, até que a mala passou. Mal sabíamos nós que todo esse esforço era desnecessário, uma vez que vimos pessoas embarcando com até 2 malas, algumas bem maiores que as nossas. Mas era melhor prevenir do que ter problemas para embarcar.

O vôo foi tranqüilo, mas perto da Ryanair, a Gol vira companhia de luxo. Nada é de graça no avião, acho que nem a água. Mas também, pelo preço que pagamos, não tem nem como reclamar.

Chegando em solo escocês, tínhamos a última chance de algo dar errado: a imigração britânica. Baseado na minha ultima experiência com eles, temia que documentos fossem pedidos, além de passagens de volta, dinheiro e coisas do gênero. Felizmente, fomos muito bem atendidos, não precisamos mostrar nada e em menos de 1 minuto nossa entrada no país foi aprovada!

Pegamos o ônibus para o centro da cidade, onde fica o nosso hostel. Em menos de 30 minutos chegamos lá, e com o mapa na mão, fomos procurando o albergue. Edimburgo é uma cidade muito antiga, cheia de becos e vielas, e como a cidade cresceu ao redor do castelo, que fica no topo de uma montanha, de cara tivemos que subir uma escadaria sem fim. Mas a cidade é linda, e todas as construções parecem ter mais de 200 anos. Depois de muitos degraus, chegamos ao hostel.

Até aí, a temperatura não era muito diferente da de Paris, algo em torno dos 10 graus. Fomos super bem atendidos no hostel também, que fica em um prédio que tem mais de 500 anos, e fomos procurar algo para comer antes de começar a explorar a cidade. De barriga cheia, passeamos pela Royal Mile, a principal rua do centro da cidade, cheia de lojas com kilts e souvenires . Encontramos até um William Wallace que também é fâ do KISS, e ficou com inveja quando viu minha foto com o Paul Stanley!

Continuamos subindo em direção ao castelo, olhando as lojas e as vitrines, e quanto mais subíamos, mais a temperatura caía.

Chegamos finalmente ao castelo, de onde se tem uma vista linda de toda a cidade. Totalmente diferente de Versailles, o Castle Rock era quase uma fortaleza no topo da montanha, mas também é lindo por dentro. Fizemos uma visita guiada onde a história do castelo era contada, e depois passeamos pelo castelo inteiro, inclusive pela sala onde estão as jóias da coroa escocesa, notadamente o cetro, a espada e a coroa real.

Quando voltamos ao pátio do castelo, a temperatura já estava muito baixa. Eram 5 horas da tarde, e apesar de não termos termômetros, a impressão que dava era que fazia uns 0 graus. Me arrependi de não ter comprado luvas em Paris. Compramos mais 2 echarpes , uma para a Carol e outra pra mim, e fomos jantar. Ah, é impressionante como o Reino Unido é muito mais caro que Paris. Já tinha notado isso quando fui a Londres, e comprovei mais uma vez em Edimburgo. Tudo é bem mais caro por aqui, de comida a souvenires.

A noite, com a temperatura congelante e um vento que parecia nos cortar ao meio, fomos fazer um passeio gratuito com um guia contando historias de terror e lendas da cidade. Bem legal, mas o sotaque escocês às vezes é bem difícil de entender. O passeio durou meia hora, e uma chuva fina começou a cair, então voltamos para o hostel, onde estou escrevendo agora.

Amanhã vamos passear mais por aqui, e na terça vamos fazer um passeio de dia inteiro fora da cidade. Mais detalhes quando tivermos tempo de escrever, stay tuned!

P.S. Os posts da Escócia estaram com um dia de atraso pois somente temos internet no hall do hostel que é super concorrido. Assim, escrevemos no quarto mas somente publicamos no dia seguinte. A internet aqui é muito lenta também por isso não vamos postar fotos. Mas acreditem a cidade é linda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário