quinta-feira, 10 de março de 2011

Dia 4!

Jardins de Versailles
Hoje foi provavelmente o dia mais legal que tivemos desde que chegamos. Ontem chegamos em casa muito cansados, acho que pegamos pesado um pouco demais. Assim, dormimos um pouco mais e fomos direto para Versailles, nosso primeiro objetivo do dia.

Trem para Versailles
Chegar em Versailles é muito tranquilo, e conhecemos duas brasileiras no trem. Aviso aos adeptos do "jeitinho brasileiro": Quando voce compra o Navigo, o passe do metro, é necessário colar uma foto 3x4 no cartão. Se você não tiver a foto, pode tirar ali, na hora mesmo. Bom, nossas amiguinhas brasileiras acharam que seria desnecessário tirar a foto, foram paradas pela ficalização e tiveram que pagar uma multa de 25 euros!

Palácio de Versailles
Chegando no castelo, é impossível não ficar chocado com a magnitude do mesmo. Não foi à toa que o povo se rebelou contra a monarquia, tudo era extremamente grande e pomposo. Passeamos por todas as galerias disponíveis, e depois fomos para o jardim. Lá, vale a pena pegar o "trenzinho" que dá a volta pelo jardim, primeiro porque o jardim é enorme, segundo porque ele leva até os castelos menores anexos ao palácio, o Grand Trianon e o Petit Trianon. O Petit Trianon e o seu jardim, particularmente, são imperdíveis.Ah, a entrada dos 3 castelos está incluída no Paris Museum Pass.

Museu Curie
Ficamos em Versailles até umas 4 horas, e pegamos o trem em seguida, com destino ao Pantheon, que fechava as 6:00. Chegamos na entrada as 17:16, para descobrir que a última visita começa às 17:15. Mas há males que vêm para o bem. Ao lado do Pantheon fica o Museu Curie, incluindo o laboratório da cientista, que está atualmente fechado para reforma. Fomos até lá apenas para tirar fotos, uma vez que boa parte da pesquisa da Carol se baseia nos trabalhos dela, e como não poderíamos entrar, ela poderia ao menos tirar fotos do lado de fora. Chegando lá, uma funcionária veio ver o que estávamos fazendo, e quando falamos que erámos do Brasil, ela nos convidou a conhecer o museu, mesmo com a reforma em andamento. A Carol quase chorou. Entramos no laboratório, no escritório particular e no jardim do pátio. Ou seja, não entrar no Pantheon hoje foi a melhor coisa do dia para a Carol.

St. Sulpice
Saímos do Instituto Curie, passamos igreja de St. Etienne. Escondida atrás do Pantheon, ,ela é enorme e tem uma arquitetura absurdamente bonita. Passamos ainda pelo Jardim de Luxemburgo, que já estava fechando, pela Sorbonne e fomos para St. Sulpice, outra igreja enorme, talvez tão grande quanto Notre Dame, repleta de objetos de arte, além de uma praça com uma fonte absurdamente grande também. Pena que já estava escuro, e as fotos não ficaram tão boas. Mas certamente voltaremos lá quando formos ao Pantheon de novo.

Dica alimentícia: os morangos daqui são muito, mas muito bons mesmo. Grandes, suculentos e deliciosos.

Amanhã, vamos começar pelo Castelo de Vincennes e, quando voltarmos, vamos definir o que faremos a tarde, uma vez que é o último dia com o Museum Pass, então vamos tentar fazer os passeios mais caros incluídos nele. O resto, faremos pagando individualmente.

1. Sério, não sei como vocês encontram tempo para atualizações tão interessantes e detalhadas! Que vocês continuem aproveitando muito!:)